Tempo e distâncias perfeitos são necessários para uma boa técnica.
![](https://static.wixstatic.com/media/a27d24_dedc78e8d06e4b6b866c7432a58f023c~mv2.jpg/v1/fill/w_800,h_424,al_c,q_80,enc_auto/a27d24_dedc78e8d06e4b6b866c7432a58f023c~mv2.jpg)
Vamos estudar o modo de entregar o braço para Katatedori; katate Kosadori; katate Ryotemochi; assim como em outras tantas técnicas.
Treine com seu parceiro o cumprimento de mão. Comecem distantes quatro passos e peça ao seu parceiro que venha cumprimentá-lo. Certifique-se que o tempo de pegada de mãos seja exato. Sem espera demasiada, sem demora demasiada.
Para verificar se o tempo de entrega e pegada é correto, basta estender a mão (estendendo Ki) e pedindo que seu parceiro o teste. Caso seu braço retroceda, é sinal de que seu Ki não está estendido, além de, eventualmente, ter entregado a mão atrasado.
Certifique-se que sua mão está alinhada com o antebraço; e ambos paralelos ao chão. Os dedos devem estar relaxados, mantendo o Ki estendido.
Tendo se certificado que encontrou o tempo correto e a distância certa, passe a pedir que seu parceiro o agarre pelo punho. Continue com os testes.
A seguir, aplique alguma técnica, como Onshin no Gyo ou TobiKomi.
Lembre-se que, quando você oferece sua mão em cumprimento, você fecha os dedos acomodando a mão do parceiro dentro da sua. É importante não cortar Ki nesse momento.
Vamos treinar para bem entender este aspecto fundamental de várias artes de Ki-Aikidô.
Comentários